Aprender pode começar em qualquer idade, mas projetos que dependem de tempo e oportunidade também precisam sair do ensaio e virar ação (Ilustração criada com ferramentas de IA)
Aprender é possível em qualquer idade. O problema começa quando transformamos o “um dia” em um projeto permanente e deixamos de colocar conhecimento, sonhos e planos em prática
-
Marinaldo Cruz Filho
Dizem que nunca é tarde para aprender. E é verdade.
Aos 70 anos, alguém pode descobrir uma paixão pela pintura. Aos 60, pode aprender informática para conversar melhor com os netos. Aos 50, pode começar uma faculdade. Aos 40, mudar de profissão. Aos 30, descobrir que escolheu a carreira errada e recomeçar.
Enfim, enquanto houver curiosidade, disposição e alguma oportunidade, sempre haverá alguma coisa nova para aprender.
Mas existe um detalhe que costuma ficar escondido atrás dessa frase tão bonita: dependendo do objetivo, não dá para esperar indefinidamente para começar.
Aprender nunca fica fora de hora. Algumas decisões, porém, têm prazo.
E é aí que a história fica interessante.
Somos eternos aprendizes
Um episódio do videocast Coffee Break, produzido pela PUCPR, trata justamente dessa capacidade humana de continuar aprendendo ao longo da vida. No episódio “Como aprender coisas novas? É tarde para aprender?”, a professora Lucymara Carpim, da pós-graduação em Design Educacional da PUCPR, conversa com a criadora de conteúdo Patricia Toledo sobre aprendizagem, novas habilidades e os preconceitos relacionados à idade.
A conclusão é animadora: não existe uma idade cronológica em que o ser humano deixe de ser capaz de aprender.
Lucymara destaca que cada pessoa possui seu próprio modo de aprender e que o autoconhecimento ajuda a encontrar maneiras mais eficientes de adquirir novos conhecimentos. Ela também chama a atenção para a importância de sair da rotina, conhecer pessoas diferentes, experimentar novas atividades e entrar em contato com assuntos aos quais não estamos acostumados.
É uma espécie de ginástica mental.
Ler coisas diferentes, aprender um idioma, descobrir um hobby, mudar o caminho habitual, fazer palavras cruzadas ou simplesmente conversar com pessoas que pensam de outra maneira podem ampliar nossas referências e estimular a criatividade.
Patricia Toledo, que produz conteúdo sobre envelhecimento e começou a empreender depois dos 60 anos, resume a ideia de maneira ainda mais direta: “Idade não é limite. Pra nada. Só é limite quando você se impõe.”
É uma excelente notícia.
Mas há outra pergunta que precisa ser feita: aprender para quê?
O problema não é começar tarde. É nunca começar
Imagine alguém que passe 20 anos dizendo que pretende fazer um curso técnico.
“Quando as crianças crescerem, eu faço.”
As crianças crescem.
“Quando eu tiver um pouco mais de tempo, eu faço.”
O tempo passa.
“Quando melhorar financeiramente, eu faço.”
A situação financeira melhora — ou não.
“Quando me aposentar, finalmente vou estudar.”
Chega a aposentadoria.
E a pessoa descobre que passou décadas ensaiando a própria estreia.
Esse é o ponto que merece atenção.
Não há absolutamente nada de errado em aprender depois dos 60, 70 ou 80 anos. Pelo contrário. É saudável, estimulante e pode abrir portas para experiências que sequer imaginávamos.
O problema é usar a ideia de que “nunca é tarde” como desculpa para deixar tudo para depois.
Porque nunca é tarde para aprender. Mas pode ser tarde para alcançar determinado resultado.
A vida não é um ensaio geral
Gosto de imaginar a vida como uma peça de teatro.
Algumas pessoas passam anos preparando o cenário. Pesquisam cursos. Guardam links. Fazem planos. Conversam sobre possibilidades. Compram livros. Assistem a vídeos. Fazem listas.
Decoram as falas.
Escolhem o figurino.
Até imaginam os aplausos.
Só esquecem de abrir a cortina.
A diferença é que, no teatro, existe ensaio geral antes da estreia. Na vida, não.
A vida é o palco desde o primeiro dia.
E cada ano que passa é uma parte da apresentação que não pode ser repetida.
Isso não significa viver com pressa, transformar a existência numa corrida ou achar que todo mundo precisa estar profissionalmente realizado aos 25 anos. A vida real é muito mais complicada do que as fórmulas de sucesso vendidas nas redes sociais.
Há desemprego, dificuldades financeiras, filhos pequenos, doenças na família, separações, crises econômicas, falta de oportunidades e uma infinidade de circunstâncias que podem obrigar uma pessoa a adiar seus planos.
Não se trata de culpar quem não conseguiu.
Trata-se de lembrar que, quando existe uma possibilidade concreta de agir, adiar indefinidamente também é uma escolha.
Quando o tempo faz diferença
Pense, por exemplo, em alguém que deseja melhorar a qualidade de vida da família.
Nesse caso, a qualificação profissional não é apenas uma realização pessoal. Pode significar acesso a um emprego melhor, aumento de renda, maior estabilidade e melhores oportunidades para os filhos.
Se existe um curso técnico que pode ampliar as possibilidades profissionais, por que esperar dez anos?
Se existe uma faculdade que pode abrir novas portas, por que transformar a decisão em uma promessa permanente?
Se há cursos gratuitos de qualificação disponíveis, por que pelo menos não conhecer as opções?
O jovem que adia indefinidamente um curso técnico pode perder oportunidades que estavam disponíveis justamente naquele momento.
O adulto que passa décadas dizendo que fará uma graduação “quando tiver tempo” pode descobrir, anos depois, que teria avançado muito mais na carreira se tivesse começado antes.
E aqui aparece uma diferença importante: não existe idade errada para aprender, mas existem momentos mais adequados para determinadas decisões.
Uma pessoa pode perfeitamente fazer uma faculdade aos 60 anos.
Mas, se aos 25 ela já sabia que determinada formação era importante para sustentar a família e tinha condições de começar, talvez não fosse necessário esperar 35 anos para tomar a decisão.
O futuro da família também é construído no presente
Existe uma dimensão ainda mais delicada nessa discussão.
Quando alguém tem filhos e cônjuge que dependem, total ou parcialmente, de sua renda, suas decisões profissionais deixam de ser exclusivamente individuais.
Não significa sacrificar a própria vida em nome da família.
Significa compreender que responsabilidade familiar também envolve planejamento.
Se a qualificação pode melhorar as condições de trabalho e renda, ela precisa entrar na agenda — e não apenas na lista de sonhos.
É claro que ninguém tem garantia de que um curso resultará imediatamente em emprego ou aumento salarial. Educação não é bilhete premiado.
Mas ficar parado também não oferece garantia alguma de que as coisas vão melhorar.
Às vezes, a diferença entre o projeto e a realidade é simplesmente começar.
Aprender não precisa esperar a aposentadoria
A aposentadoria pode ser uma excelente fase para aprender.
Aliás, pode ser uma das melhores.
Sem a pressão da carreira, uma pessoa pode estudar história, filosofia, música, tecnologia, literatura, fotografia, gastronomia ou qualquer outro assunto que desperte curiosidade.
Pode finalmente aprender aquilo que sempre quis aprender.
Pode descobrir um talento escondido.
Pode até começar um novo negócio, como fez Patricia Toledo ao empreender depois dos 60 anos.
Nesse sentido, a aposentadoria pode ser uma nova estreia.
Mas existe uma diferença fundamental entre aprender depois da aposentadoria porque se deseja aprender e esperar a aposentadoria para começar a fazer aquilo que era necessário para construir uma vida melhor antes dela.
São situações completamente diferentes.
O aposentado pode olhar para trás e dizer:
“Finalmente tenho tempo para aprender violão.”
Ótimo.
O problema seria olhar para trás e pensar:
“Se eu tivesse feito aquele curso há 20 anos…”
O violão pode esperar.
Algumas oportunidades profissionais, nem sempre.
O conhecimento deve sair da gaveta
Há uma espécie de acumulação de conhecimento que não produz mudança.
A pessoa faz cursos, assiste a palestras, lê livros, acompanha especialistas e conhece todas as teorias.
Só não aplica nenhuma.
É como comprar uma caixa de ferramentas e passar a vida admirando os equipamentos.
Conhecimento é importante. Mas conhecimento sem ação pode se transformar em uma coleção de possibilidades não realizadas.
É por isso que a aprendizagem precisa estar ligada a objetivos concretos.
Se quero mudar de profissão, que formação preciso?
Se quero ganhar mais, quais competências são valorizadas na minha área?
Se quero empreender, o que preciso aprender antes?
Se quero melhorar minhas condições de trabalho, qual é o primeiro passo possível?
E, principalmente:
O que posso começar agora?
Não amanhã.
Não “quando der”.
Agora.
Pode ser uma inscrição. Uma pesquisa. Uma conversa. Um curso gratuito. Uma aula. Um livro. Uma atualização profissional.
O primeiro passo raramente parece grandioso.
Mas quase toda caminhada começa com um passo que, isoladamente, parece insignificante.
Há oportunidades esperando quem se movimenta
A boa notícia é que nem sempre é preciso dinheiro para começar.
Existem instituições públicas, escolas técnicas, universidades, programas de qualificação profissional e iniciativas gratuitas que podem aproximar formação e mercado de trabalho.
Em cidades do interior paulista, por exemplo, há constantemente ofertas de cursos de qualificação e programas de empregabilidade.
O SENAI-SP, por exemplo, mantém unidades e iniciativas de formação profissional em diferentes municípios. Programas públicos também aparecem regularmente em cidades como Itu e Salto.
Não significa que uma oportunidade gratuita resolverá a vida de alguém.
Significa apenas que a falta de dinheiro nem sempre precisa ser a primeira e última justificativa para não procurar uma oportunidade.
É preciso pesquisar.
E, depois de pesquisar, decidir.
Porque até a melhor oportunidade do mundo não consegue fazer a inscrição sozinha.
O relógio não é nosso inimigo
Existe uma interpretação equivocada da ideia de aproveitar o tempo.
Algumas pessoas acreditam que precisam correr desesperadamente porque estão ficando velhas.
Não.
O objetivo não é correr contra o relógio.
É não fingir que o relógio não existe.
O tempo pode ser nosso aliado quando usamos os anos para construir alguma coisa. Pode ser nosso adversário quando passamos anos esperando o momento perfeito.
E o momento perfeito tem um hábito curioso: quase nunca aparece.
Sempre haverá uma conta para pagar.
Uma preocupação.
Uma criança para cuidar.
Um problema no trabalho.
Uma segunda-feira.
Uma quarta-feira.
E, quando percebemos, já estamos esperando a próxima segunda-feira há dez anos.
A vida não pede perfeição para começar. Pede movimento.
Nunca é tarde — mas hoje é melhor que amanhã
O videocast da PUCPR acerta ao desmontar a ideia de que envelhecer significa fechar as portas para o aprendizado.
Não significa.
Continuaremos aprendendo enquanto estivermos vivos.
A questão é o que faremos com aquilo que aprendemos.
Podemos estudar simplesmente pelo prazer de descobrir.
Podemos aprender para manter a mente ativa.
Podemos aprender para mudar de profissão.
Podemos aprender para conseguir um emprego.
Podemos aprender para empreender.
Podemos aprender para ajudar os filhos.
Podemos aprender para conversar com os netos sobre as tecnologias que eles dominam.
Podemos aprender simplesmente porque ainda temos curiosidade.
Tudo isso é válido.
Mas, quando existe um objetivo que depende de uma mudança concreta, o aprendizado precisa encontrar a ação no caminho.
Porque não adianta passar a vida inteira preparando o discurso para a estreia.
Em algum momento, é preciso subir ao palco.
A cortina está aberta
No fim das contas, talvez a frase precise de uma pequena correção.
Nunca é tarde para aprender.
Mas isso não significa que devemos esperar indefinidamente para começar.
Há sonhos que podem esperar.
Há hobbies que podem esperar.
Há conhecimentos que podemos adquirir tranquilamente aos 70, 80 ou 90 anos.
Mas há objetivos que dependem de tempo, energia, renda e oportunidades que existem justamente em determinada fase da vida.
Para esses, esperar demais pode custar caro.
Por isso, aprender é apenas metade da história.
A outra metade é fazer.
Porque algumas pessoas passam grande parte da vida como se estivessem ensaiando uma peça teatral: decoram as falas, imaginam o cenário, escolhem o figurino e esperam o momento ideal.
Só esquecem que a peça já começou.
A vida não tem ensaio geral.
E talvez a melhor hora para abrir a cortina não seja amanhã.
Se você já sabe o que precisa fazer, talvez seja agora.
Afinal, nunca é tarde para aprender.
Mas, se a vida é palco, não precisamos passar a existência inteira nos bastidores.
Dicas para transformar vontade em ação
- Defina o objetivo. “Quero estudar” é muito amplo. “Quero fazer um curso técnico para ampliar minhas possibilidades profissionais” é mais concreto.
- Descubra o que falta. Identifique a formação ou habilidade necessária para chegar onde você quer.
- Procure alternativas gratuitas ou de baixo custo. SENAI, Etecs, Fatecs, universidades e programas públicos frequentemente oferecem oportunidades.
- Estabeleça um prazo. Sem prazo, muitos projetos permanecem eternamente no futuro.
- Comece pequeno. Uma inscrição, uma pesquisa ou uma primeira aula já transforma intenção em movimento.
- Não espere estar completamente preparado. Muitas vezes, a preparação acontece justamente durante o caminho.
- Revise o plano, não abandone o objetivo. Se uma estratégia não funcionar, procure outra.
- Aprenda continuamente. Mesmo depois de alcançar o objetivo profissional, continue curioso. O aprendizado não precisa se aposentar.
Para saber mais
O tema foi abordado no quarto episódio do videocast Coffee Break, produzido pela PUCPR, intitulado “Como aprender coisas novas? É tarde para aprender?”. O episódio reúne a professora Lucymara Carpim, da pós-graduação em Design Educacional: criatividade, inovação e tecnologias da PUCPR, e Patricia Toledo, criadora de conteúdo voltado ao envelhecimento.
O episódio completo pode ser assistido no YouTube da PUCPR.

- Marinaldo Cruz Filho – Jornalista e editor de TodosPodem.org – Reflete sobre o comportamento humano, as mudanças sociais e o impacto das tecnologias na vida cotidiana
(As opiniões expressas nos artigos publicados no portal Todos Podem são de inteira responsabilidade
- OUTROS ARTIGOS DO AUTOR
* Entre o office-boy e o “nem-nem”: o que perdemos no caminho?
* Quando os pais envelhecem: um amor que também precisa de preparo
* Entre o pensamento quadrado e a metamorfose ambulante
* O que os brasileiros querem, afinal? Spoiler: não é tão complicado assim
* Sem propósito, o tempo pesa
* A humanidade em 8,2 bilhões de vozes: como avançamos apesar de nós mesmos
* Consumo consciente de água é um dos desafios urgentes da humanidade
* Tecnologia e Humanidade: como transformar o caos digital em progresso coletivo
* Qualidade de vida não se mede com filtros


























